Tratamentos


Acolhimento à pessoas com desordens psíquicas, fisiológicas e sociais.

Tratando desordens psíquicas,
fisiológicas e sociais.


O campo da saúde é extenso e complexo, de modo que nem sempre os profissionais que trabalham nas questões relacionadas à área reconhecem a natureza plural e intersetorial, bem como a associação do campo a uma variedade de saberes. Em um sentido mais abrangente, o campo da saúde transcende ao conhecimento da Psiquiatria, Psicopatologia, Semiologia, Neurologia, Psicologia, Filosofia, não estando restrito a certas especialidades profissionais ou reduzido às pesquisas e ao tratamento dos transtornos adversos. Pensar de forma complexa em saúde exige ir além das fronteiras ou limites. Ela envolve indivíduos, sociedades e culturas e está vinculada a manifestações religiosas, ideológicas, éticas, morais, bem como à transversalidade de saberes.

Nossas Especialidades

A Psicologia, como uma das tecnologias da alma, faz dos psicólogos e psicanalistas “engenheiros da alma humana” com o objetivo de configurar a personalidade humana ao mundo real, que momentaneamente se encontra desorganizada, como forma de reabilitação psicossocial. Os conflitos psíquicos afetam as relações familiares, espaços urbanos, empresas, escolas, por exemplo, como fenômenos psicológicos que trazem esgotamento e stress não apenas para quem está sofrimento mental, mas para todos que compartilham o espaço social de convivência.

As sessões em Psicanálise e Psicologia é um espaço onde se dá voz ao SER que se encontra reprimido, confuso, quando sua inteligência é subordinada a outra inteligência” numa relação de dominação, de tutela. A escuta ativa reconhece no indivíduo com sofrimento mental que o mesmo se encontra sob disputa de controle por outros considerados superiores, providos de razão, poder, técnicas e saberes, ficando às margens de seu próprio cuidado, em termos de emancipação e autonomia.

O Centro Clínico Configurar, visa, desse modo, a construir uma rede de cuidados compartilhados, em que a família torna-se também protagonista, possibilitando ao indivíduo em sofrimento mental grave o exercício de sua cidadania, “ou seja, estudar, trabalhar, ganhar dinheiro, fazer amigos, namorar, frequentar espaços públicos, participar das decisões que influenciam em sua vida”
A Nutrição é uma ciência que observa basicamente o estado nutricional do indivíduo analisando o equilíbrio entre o consumo de nutrientes, as necessidades nutricionais e o gasto energético. A avaliação nutricional realizada por um nutricionista tem relação com análise da ingestão e o metabolismo dos componentes presentes nos alimentos, buscando identificar distúrbios e riscos nutricionais para um planejamento de condutas adequadas para recuperação do estado desejado. Assim, um cuidado ativo por um profissional qualificado favorece ao cliente um consumo adequado, equilibrado, evitando carência de nutrientes, podendo levar ao surgimento de depleção exacerbada e doenças como desnutrição, anemias e hipovitaminoses. Ou pelo consumo exagerado de nutrientes, levar a hipertensão, diabetes e obesidade. Para alcançar seus objetivos, o especialista pode fazer uso de recurso para realizar a avaliação do estado nutricional, como métodos, tipo: avaliação antropométrica, exames laboratoriais/bioquímicos, inquéritos alimentares, exame clínico físico, avaliação subjetiva global.

Algumas especialidades da Nutrição: Nutrição Clínica: promove assistência na dieta dos pacientes, promovendo a sua saúde. Para isso, busca manter o bom estado nutricional de pessoas saudáveis.

Nutrição Bariátrica: a cirurgia bariátrica tem como característica um pós-operatório complexo, em que a dieta deve ser seguida à risca. Uma vez que o recém-operado passa a comer quantidades menores de alimentos, o papel dos nutricionistas é fundamental para dosar as refeições de maneira que o paciente não sofra com desnutrição ou anemia.

Nutrição Esportiva: realiza o acompanhamento nutricional de atletas, trabalhar em academias, em clubes esportivos ou ser instrutor de alimentação para equipes. Contudo, antes de optar pelo segmento, lembre-se de ficar por dentro das modalidades esportivas.

Nutrição Comportamental: aqui, os pacientes são englobados como um todo, bem como sua rede: aspecto emocional, cultural, familiar, social e todas as circunstâncias que representam o ato de comer. Os alimentos não são caracterizados como um complexo de nutrientes, como lipídeos, carboidratos e proteínas, mas conforme as memórias e sensações que eles proporcionam. Por ser um método holístico, a técnica não considera os aspectos sociocomportamentais da alimentação. Algumas estratégias incluem a terapia cognitivo-comportamental e a consulta nutricional.

Nutrição Bariátrica: a cirurgia bariátrica tem como característica um pós-operatório complexo, em que a dieta deve ser seguida à risca. Uma vez que o recém-operado passa a comer quantidades menores de alimentos, o papel dos nutricionistas é fundamental para dosar as refeições de maneira que o paciente não sofra com desnutrição ou anemia. Cabe também ao profissional dar suporte, fazendo o acompanhamento da alimentação na fase pré e pós-cirúrgica. Isso porque a relação da pessoa com a comida tende a mudar de modo drástico.
A fisioterapia é uma ciência da saúde que tem por objetivo prevenir, tratar e reabilitar lesões e alterações em seguimentos corporais, decorrentes de doenças, traumas, alterações posturais, entre outros. A reabilitação do paciente engloba não só o físico, mas, também, aspectos biopsicossociais, como, por exemplo, melhora na qualidade de vida diária, principalmente em suas atividades habituais do dia a dia. O fisioterapeuta é o profissional responsável por avaliar o paciente, planejar e executar o tratamento fisioterapêutico do mesmo, de maneira eficiente, atentando-se para suprir as necessidades de seu paciente, de forma individualizada.

Algumas das especialidades da Fisioterapia?
Fisioterapeuta Respiratória: os profissionais são responsáveis pelo tratamento e pela prevenção de doenças que afetam o nosso sistema respiratório. As mais comuns incluem asma, bronquite e tuberculose. Um dos principais focos dessa área da Fisioterapia é recuperar a capacidade respiratória das pessoas, removendo possíveis secreções.

Fisioterapia Dermatofuncional: avalia o sistema tegumentar, incluindo a pele e seus anexos. Assim, o profissional trata a pele como um todo e restaura não apenas a estética, mas a sua função e, com isso, melhora a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

Traumato-ortopédica Funcional: o fisioterapeuta é altamente recomendado por médicos da Ortopedia para proporcionar um tratamento adequado e prolongado a pessoas que tiveram algum tipo de trauma ou acidente em sua estrutura óssea. Essa área juda a diminuir inflamações, fortalece os músculos, melhora a circulação sanguínea, recupera os movimentos e equilibra o corpo.

Fisioterapia Esportiva: Ela está presente em academias, centros esportivos e clubes, para que os atletas amadores ou profissionais realizem suas atividades sem comprometimento funcional, muscular ou motor. Desse modo, a pessoa consegue melhorar o seu desempenho nas competições. Essa modalidade ainda ajuda na flexibilidade, na resistência, no equilíbrio ou na força muscular desses profissionais.

Fisioterapia Neurofuncional: existem casos em que a dificuldade de se locomover e de cognição, por exemplo, é provocada por lesões cerebrais, que alteram o sistema nervoso. É nesse caso que a área da Fisioterapia conhecida como Neurofuncional entra em cena. Para realizar o tratamento do paciente, é importante que o fisioterapeuta explore a capacidade que os neurônios saudáveis têm de substituir a função daqueles lesionados. Alguns dos motivos que levam as pessoas a procurarem esse profissional são: Alzheimer e mal de Parkinson; AVC; traumatismo craniano.
O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que tem formação em nível superior e possuir registro profissional ativo no Conselho Regional de Fonoaudiologia. Trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. Atua também em ensino, pesquisa e consultoria.

Quando é preciso procurar um fonoaudiólogo?
O tratamento é indicado a pessoas de todas as idades que apresentem problemas da fala – seja por danos funcionais do organismo ou não; atraso na aquisição de linguagem (escrita ou oral); dificuldades para engolir; ou para pessoas que falam muito no seu dia a dia (profissionais que utilizam a fala como instrumento de trabalho). Cabe ao profissional a realização da detecção, diagnóstico e, posteriormente, a condução do tratamento para resolução do quadro apresentado. Para alcançar seus objetivos, pode realizar exames, como a Audiometria Tonal e Vocal, um dos exames básicos para avaliação das diversos doenças relacionadas ao ouvido e função auditiva. Assim, como impedanciômetria e Otoneurológico Completo.

Áreas de atuação
As especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, são:
- Audiologia: Elaborar programa de prevenção e promoção da saúde auditiva; realizar diagnóstico audiológico e reabilitação; selecionar e adaptar próteses auditivas.
- Linguagem: Prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.
- Saúde Coletiva: Construir estratégias de planejamento e gestão e atuar na atenção à saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
- Voz: Prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Auxiliar profissionais, como cantor, locutor, jornalista, ator e professor, na postura vocal em suas atividades.
- Disfagia: Diagnosticar, habilitar e reabilitar pacientes com transtornos da deglutição.
- Fonoaudiologia educacional: Promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.
- Gerontologia: Prevenir, avaliar, diagnosticar, habilitar e reabilitar os transtornos relacionados à audição, ao equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.
- Fonoaudiologia neurofuncional: Avaliar, diagnosticar e reabilitar pessoas com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
- Fonoaudiologia do trabalho: desenvolver programas de conservação auditiva; detectar e diagnosticar riscos fisiológicos em situações reais e possibilitar a permanência no trabalho sem restrição da ativ...
- Neuropsicologia: Prevenir, avaliar e tratar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.
Neurometria Funcional é um procedimento utilizado para dar suporte à profissionais da área de saúde, como Psicólogo, Nutricionistas ou Psicopedagogo. É uma ferramenta que complementa a análise subjetiva dos profissionais do “centro clínico configurar” a partir de gráficos resultantes da captura de dados dos sensores cardíacos, respiratórios e cerebrais. Por meio de sensores colocados nas extremidades dos dedos, parte frontal da cabeça e capitação da respiração (através de uma máscara de inalação), o aplicativo realiza uma combinação de dados e suas correlações apresentando uma série de análises, gráficos e relatórios, de forma visual e impressa, com possíveis diagnósticos e indicativos de como desenvolver o tratamento.

Os resultados apresentados são acompanhados por indicações de treinamentos para ajudar a solucionar os distúrbios e disfunções do sistema nervoso autônomo, cerebral e fisiológico. Os treinamentos e protocolos são basicamente: Treinamento da resposta fisiológica, controle de ansiedade (sono e visual), variabilidade emocional, coerência cardíaca, capacidade funcional respiratória, relaxamento muscular progressivo, variabilidade cardíaca, amplitude e frequência resposta.

A aplicação dos vários procedimentos do aparelho é rico em informações que assessoram na aplicação, análise e indicadores de resultados, que ajudam o profissional a tomar decisões. O sistema apresenta, também, informações importantes sobre quais disfunções os resultados estão vinculados e as recomendações de treinamento, o que facilita muito na composição dos treinamentos a serem sugeridos para o cliente.

Ainda, para ajudar no diagnóstico, o sistema dispõe de dados sobre os limites de Desempenho, tipo, Moderado, Severo, Grave, Leve, Regular, Boa é Ótima, com informações conceituais que auxiliam na tomada de decisão e na composição de um relatório mais consistente, como por exemplo, apontando para uma deficiência na reserva funcional do cliente.

A construção do diagnóstico é interativa, com comunicação entre o sistema, paciente e profissional. Essa combinação de fatores leva tranquilidade para o cliente que passa a confiar no procedimento e valorizar o resultado apresentado. O paciente é completamente assessorado no período que está sendo avaliado, ele percebe que existe um suporte confiável de máquina e profissional. Da mesma forma, quando recebe a atenção e material (CD, MP3, Arquivo etc) instruções impressas, para realizar os treinamentos em casa, percebe que está sendo bem cuidado. Melhora: - Distúrbios do sono - Transtorno de Ansiedade - Transtornos digestivos - Depressão - TDAH - Distúrbios cardíacos – Transtorno de Humor - Distúrbios respiratórios, outros.

Agende sua consulta!